O ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (PL), decidiu de fato caminhar ao lado de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República derrotado nas eleições de 2022. Bolsonaro esteve em Belo Horizonte para participar de evento que dá posse ao diretório estadual do partido, onde o deputado federal Domingos Sávio será o presidente. Ele (Bolsonaro) também seria condecorado Cidadão Honorário de Minas Gerais.
“Posse do novo diretório estadual do PL, onde o deputado federal Domingos Sávio foi empossado presidente, com a presença do nosso maior líder do Brasil, ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse Penido, que ainda não disse se será candidato a prefeito novamente em 2024. Vitor postou um vídeo de Bolsonaro e da plateia no local, na Avenida João Pinheiro.
A proximidade de Vitor com Bolsonaro, que está inelegível devido a uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até o momento está fora das eleições de 2026, deve trazer à Nova Lima a tensão do cenário nacional. O enfrentamento eleitoral entre Lula (PT), hoje o presidente da República, e Bolsonaro, em 2022, foi um dos maiores momentos da recente democracia brasileira. O ex-presidente duvidou a todo momento do processo eleitoral e não deixou claro se aceitaria o resultado da eleição.
O resultado ainda foi extremamente apertado. Para se ter uma ideia, em Nova Lima, no segundo turno o atual presidente teve 51,13% e o ex-capitão 48,87%.