O prefeito de Nova Lima João Marcelo (Cidadania) deu início à semana com uma viagem para Brasília. Durante sua estadia na capital, ele se reuniu com representantes da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), da qual é diretor administrativo. Juntos, eles participaram de uma reunião no Ministério de Minas e Energia juntamente ao ministro Alexandre Silveira (PSD).
O foco da discussão foi a crise enfrentada pela Agência Nacional de Mineração, que tem impactado negativamente todos os municípios mineradores do país. Um exemplo disso é a falta de pagamento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).
“Hoje, a ANM é uma agência sucateada, que necessita de urgente atenção do executivo federal, para que tenham condições de trabalho e fiscalização. Já são 2 meses de atrasos para os municípios minerados e 4 meses para os impactados. Tenho certeza que a sensibilidade do ministro mineiro @alexandresilveiramg será fundamental para que a agência seja reestruturada e fortalecida.”, diz João Marcelo em post no Instagram.