A Febre Maculosa Brasileira é uma doença febril aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos infectados. Esses carrapatos podem ser encontrados em roedores, como a capivara, além de cavalos, bois, cães e outras espécies. Os pastos e áreas com vegetação alta, onde há um grande número desses animais, são locais com maior prevalência do carrapato.
Embora os casos da doença possam ocorrer durante todo o ano, a maior incidência de contaminações é observada no período de seca, entre os meses de abril e outubro. Seus sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, náuseas, vômito e manchas vermelhas na pele por todo o corpo (inclusive na palma das mãos e na planta dos pés, entre o segundo e o sexto dia de contaminação).
Prevenção
A Prefeitura de Nova Lima divulgou algumas formas de prevenção contra a doença:
– Evite transitar por áreas de infestação por carrapatos
– Use repelentes à base da substância Icaridina
– Utilize roupas de cor clara, vestimentas longas e calçados fechados com meias de cano longo brancas, para que você consiga perceber rapidamente a presença de um carrapato
– Use equipamentos de proteção individual para fazer atividades como capina e limpeza de pastos
– Evite se sentar e deitar em gramados em atividades de lazer como caminhadas, piqueniques, pescarias, etc
– Utilize periodicamente carrapaticidas em cães, cavalos e bois, conforme recomendações do profissional médico veterinário
– Faça a limpeza e capina frequente das áreas de permanência de animais
Se você encontrar um carrapato em si mesmo, é importante removê-lo o mais rápido possível para reduzir o risco de infecção. Recomenda-se retirá-lo com cuidado, com leves torções e com o auxílio de pinça, evitando o contato com unhas e o esmagamento do animal.
Caso os sintomas sejam apresentados procure a sua UBS de referência.