Imagem: Reprodução Twitter – Lázaro aparece em vídeo afirmando que iria “tomar Brasília” – 08/01/2023
O Brasil ficou atordoado depois que terroristas invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional e provocou quebradeira e desordem na capital federal. A situação provocou críticas à segurança pública do Distrito Federal e também ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que teriam sido lenientes com os crimes.
Mas, outras imagens chamaram a atenção de internautas de Nova Lima. Um nova-limense, chamado Lázaro Santos, esteve em Brasília e fez questão de registrar alguns de seus movimentos no local. Em um dos “stories” da rede social Instagram, ele aparece em cima do Congresso Nacional e anuncia que as pessoas estavam caminhando para invadir o STF.
As imagens da invasão do prédio da suprema corte são aterrorizantes, já que houve muita quebradeira e enfrentamento com a polícia. “Tá lindo demais, tá lindo, muita gente”, disse Lázaro nos stories, que somam três num total. No segundo vídeo ele aparece apontando a imagem para o STF e diz “‘vamo que vamo’ Nova Lima”, exclamou.
“Nova Lima está aqui representada, em?”, falou ele também. No terceiro vídeo ele já aparece bem próximo ao prédio do STF e afirma: “‘Xandão’ mandou helicóptero lá. O pessoal arreda o pé não, o pessoal vai pra cima”, vociferou. Ainda de acordo com um outro vídeo publicado no Twitter, Lázaro teria ido para Brasília de moto. Apesar das imagens, o bolsonarista não aparece – pelo menos nos vídeos – depredando algum patrimônio.
Pedimos o posicionamento de Lázaro pelo Instagram e ao responder ele proferiu palavras de baixo calão contra a redação do Sempre: “Tomar no seu cu, manifestar é crime no teu cu”, escreveu pelo Instagram. Logo em seguida ele disse não ser nova-limense e que em Nova Lima “só tem cusão”. Depois, mais calmo, Lázaro afirmou que não esteve dentro dos prédios e que não depredou nenhum patrimônio: “você me viu lá dentro?”, perguntou ele.
“Manifestar não é crime”, disse. Pedimos posicionamento das polícias do Distrito Federal sobre se Lázaro foi preso. Veja o vídeo publicado no Instagram: