A chuva que cai sem parar há uma semana em diversas regiões do estado, elevou neste sábado, dia 8, o nível do Rio das Velhas em diversas cidades vizinhas e a Região Nordeste, em Nova Lima.
Em alguns pontos, o rio já registrou queda, porém em outros ainda é alto. Em Bicalho e Santa Rita, devido ao volume de água, desde a noite deste sábado (8), as comunidades estão sendo assistidas pela Defesa Civil Municipal (DCM). Devido ao volume de água, diversas casas ficaram submersas e até às 14h deste domingo, dia 9, havia pessoas ilhadas em casas e sítios.
A previsão é de mais chuva para a cidade. Nas próximas horas a possibilidade é de chuva fraca e contínua.
Na MG-030, há diversos pontos de interdição como no Trevo dos Cristais, Vila Castela, e Seis Pistas. Existe um desabamento de parte da pista após o Santo Agostinho sentido BH. No trecho os motoristas devem redobrar a atenção e a passagem está ocorrendo pela pista contrária. Houve elevação do nível do Rio das Velhas na via sentido Rio Acima, próximo ao Residencial Belarmino. A Prefeitura de Nova Lima pede que toda rodovia seja evitada no período chuvoso.
A estrada de acesso a Macacos pelo Jardim Petrópolis está interditada.
A cidade de Raposos também sofre com as cheias do Rio das Velhas. O número de deslocados passa de 300 famílias. Bombeiros estão agora resgatando pessoas ilhadas. Diversas casas foram completamente atingidas pela alta enxurrada.
Escolas estão servindo de abrigo e como ponto de doação para os atingidos. A Prefeitura pediu para que pessoas do Bairro Vila Bela saiam de suas casas, porque há risco de ficarem ilhadas.
Em Rio Acima , a ponte principal continua interditada por medida de segurança. A água do Rio das Velhas chegou a cobrir a estrutura na madrugada. Pela manhã o prefeito Felipe Gonçalves (PDT) anunciou a queda no nível de água, que está fora da normalidade e manteve o estado de alerta para o município.
As famílias que ficaram desalojadas foram abrigadas em escolas da cidade.