A Prefeitura de Nova realiza durante todo o mês de outubro, uma campanha de multivacinação, em acordo com Ministério da Saúde. A campanha é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a cidade tem hoje cobertura vacinal entre 65 e 70%, o que, de acordo com a órgão, está nesse nível em razão da pandemia da Covid-19.
Serão aplicadas vacinas contra o sarampo, meningite C e ACWY, rotavírus caxumba, poliomelite, haemophilus influenzae, rubéola, varicela, febre amarela, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, HPV, tuberculose, pneumonia e gripe. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal, visto que essas doenças afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores.
A presença dos pais ou um responsável é obrigatória e deve ser apresentado documento de identidade e cartão de vacina. A campanaha acontece entre esta sexta-feira, dia 1 e 29 de outubro, com ação especial no sábado, dia 16, quando acontece o “Dia D” em todo Brasil.
Cobertura vacinal
De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é atingir a cobertura de 95% para todas as vacinas do calendário nacional. No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece que uma cobertura homogênea de 80% já garante um controle das doenças imunopreveníveis.
- Instituto Mario Penna completou 52 anos de vida em junho
- Municípios têm até dia 30/6 para se inscreverem para construção de novas UBS
- Reforma tributária e indicação de Zanin movimentam semana no Congresso
- Minas Gerais registra primeiro caso de gripe aviária em pato
- Pacote para carro popular recebe aval de Lula, informa Haddad