A Câmara Municipal de Nova Lima (CMNL) recebeu nesta última terça-feira, dia 28, uma emenda que na Lei Orgânica de Nova Lima que possibilita a Casa convocar secretários municipais e assessores da Prefeitura, para prestarem informações sobre assuntos pertinentes aos trabalhos do município.
Segundo a primeira signatária do projeto, vereadora Juliana Sales, do Cidadania, a convocação dos membros do Executivo será com presença obrigatória e se dará “em relação às suas respectivas pastas, bem como contas dos recursos públicos aplicados”.
O projeto, também assinado pelos parlamentares Viviane Matos (DEM), Anisinho (PTB), Claudinho Valle (PP), Thiago Almeida (PT), Zelino (PP), Silvânio Aguiar (PSD) e “Boi”, do PSL, ganha força para ser aprovado em plenário.
Uma das funções principais do Poder Legislativo é fiscalizar a gestão administrativa, e essa emenda à lei orgânica possibilitará um maior acompanhamento sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo Executivo
Juliana Sales, vereadora
Sales acredita que a convocação de secretários “garante uma maior transparência à população, sendo essa fundamental em nossa democracia”.