O vereador em segundo mandato, Jose Carlos de Oliveira, Boi (PSL), é o novo presidente da Câmara dos Vereadores. A eleição ocorreu nesta sexta-feira, dia 1, em solenidade de posse dos dez vereadores eleitos no Teatro Municipal.
A eleição foi marcada por discussões acerca do regimento interno da Câmara. A sessão presidida por Juliana Sales (Cidadania) acabou sendo paralisada para entendimento sobre as regras da eleição da mesa diretora.
A eleição foi feita em dois turnos e no primeiro Anísio Clemente Filho e Álvaro Azevedo empataram com cinco votos. No segundo turno um impasse: a chapa derrotada que possuía Boi como presidente e que não recebeu nenhum voto foi para o segundo turno e na fala de outros vereadores isso é algo que fere o regimento – já que a chapa havia sido derrotada no primeiro turno.
Com isso, no segundo turno, as chapas de Anisinho e de Boi tiveram novamente cinco votos cada e com isso o mais idoso, de acordo novamente com o regimento, torna-se o eleito. Sendo assim Boi foi eleito.
Promessa de terminar na justiça
A primeira reunião da nova legislatura marcou grandes embates entre dois grupos. Com isso, deve terminar na justiça a eleição devido a ida de Boi ao segundo turno. Foi o que conseguiu levantar de informação o Jornal Sempre Nova Lima.
Na fala de alguns vereadores, não está expresso no regimento que o derrotado no primeiro não pode ir para o segundo.
Os vereadores que formaram grupo ao lado de Anísio Clemente produziram um boletim de ocorrência devido a situação.
Demais nomes
Ao lado de Boi o vereador Tiago Tito (PSD) tornou-se vice-presidente da Câmara e Zé Lino o secretário da mesa diretora
Atualização às 20h01: recebemos a informação de que vai haver a posse de JM em instantes. Neste momento os vereadores estão retificando a ata de posse dos vereadores.