A cidade de Raposos, na Região Metropolitana de BH, passou por momentos de tensão na manhã desta quarta-feira, dia 9, após chuva intensa que caiu durante a madrugada.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume acumulado chegou aos 121mm, índice histórico pro município que no início deste ano já enfrentou problemas relacionados a chuva e ainda se reconstrui dos danos.
Segundo moradores, a água chegou próximo do nível da rua e por pouco não transbordou. A Prefeitura e a Defesa Civil monitoram o local.
A previsão para os próximos dias com a formação de nuvens carregadas que provocam as chuvas fortes, com alerta para temporais até a próxima segunda-feira, dia 14. Em BH, a Defesa Civil Municipal já emitiu um alerta para risco geológico, já que o solo está encharcado e mais água pode provocar por exemplo deslizamentos e alagamentos.
Nova Lima e Rio Acima também registraram nível alto de água na madrugada. Os índices chegaram a 95mm e 91mm, respectivamente.
A Prefeitura de Raposos informou agora a tarde que o rio está voltando ao seu nível normal, porém ressaltou o alerta de chuva forte para os próximos dias e que a Defesa Civil está monitorando a situação. O órgão informou através das redes sociais que nesta segunda houve uma reunião com uma Força-tarefa para acompanhar os possíveis desdobramentos.