Foto: Imagem meramente ilustrativa |
A Vale entrou em contato com o Sempre Nova Lima para desmentir a possibilidade de rompimento da barragem ”Maravilhas 2”. O Sempre havia noticiado a possibilidade de rompimento alertado pelo Ministério Público do estado de Minas Gerais, da comarca de Nova Lima. (Leia)
“A Vale informa que a barragem Maravilhas II vem passando por auditorias de segurança periodicamente, sendo a última em setembro, e possui Declaração de Condição de Estabilidade emitida por auditor externo”, informou a mineradora.
O MP interpôs uma ação civil pública e pediu uma liminar para a imediata evacuação das pessoas que moram logo abaixo do local. Próximo a barragem estão dois condomínios e propriedades rurais.
Segundo o relatório do órgão, as pessoas teriam entre 29 a 139 segundos para fugir em caso de rompimento. Algo praticamente impossível dadas as condições.
Já sobre a barragem que a Vale tenta todas as permissões para construção, chamada ”Maravilhas 3”, a empresa disse que está em fase de implantação: “A Barragem Maravilhas III está em fase de implantação e detém a Licença Ambiental de Instalação emitida pelo órgão ambiental. Ambas contam com Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ação de Emergência de Barragens, todos regulares e em conformidade com a legislação.”
Sobre a ação movida pelo MP solicitando o indeferimento dessa construção, a Vale disse que “está recorrendo da decisão.”