O prefeito João Marcelo hasteia a bandeira do Brasil em comemoração ao 7 de setembro - 07/09/2021 - Foto: Reprodução Instagram Oficial de João Marcelo Dieguez

Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, anunciou a troca de gestão em cinco áreas do governo. As secretarias de Educação, Saúde, Obras, Esporte e Lazer e Defesa Civil passam a contar, a partir de agora, com novos gestores. A decisão foi comunicada na reunião de alinhamento realizada, todo início de mês, com o secretariado. Posteriormente, o chefe do Executivo informou as mudanças à população, por meio das redes sociais.

Na Saúde, cuja responsabilidade era do vice-prefeito Diogo Ribeiro, o médico e cirurgião plástico Guilherme Riccio, que atuou como diretor técnico da Santa Casa, passa a assumir a pasta. A secretaria de Educação, que estava sob o comando de Sueli Baliza, será conduzida pelo então secretário de Esporte e Lazer, Pedro Dornas. A gestão da secretaria de Esporte e Lazer estará interinamente dirigida por Francisco Cançado, que é o secretário de Administração

Já a secretaria de Obras de Manutenção e Serviços Urbanos será responsabilidade da engenheira elétrica e mestre em Educação Matemática, Rosemary Aparecida Benedito, que atuou nos últimos anos como secretária de Obras da cidade de Congonhas. O engenheiro civil Robson Silveira (Tijolinho), que conduzia a área, ficará responsável pela Defesa Civil.

Para o prefeito João Marcelo, as mudanças são comuns, no contexto da administração pública. “A análise que fazemos é que chegamos até aqui com um saldo bastante positivo, apesar dos desafios, graças a todos os profissionais que aceitaram fazer parte dessa equipe e que, sem dúvidas, deixam sua importante contribuição para a cidade. As trocas são normais e fazem parte de uma gestão pública que busca manter a eficiência a cada dia. Tenho certeza de que esses novos profissionais chegam para somar e dar continuidade ao que estamos construindo para Nova Lima”, afirmou.

Veja o currículo resumido dos novos secretários:

– Pedro Dornas – secretário de Educação

Professor concursado da rede pública do Estado de Minas Gerais. Tem licenciatura em Educação Física, é graduado em Direito e advogado com pós-graduação em Direito Público. Ocupou o cargo de diretor na E.E. João Felipe da Rocha (Polivalente) e foi vice-presidente da Federação Mineira de Futsal. Atuou como diretor de departamento de Esporte e Lazer e também como secretário da área na Prefeitura de Nova Lima.

– Guilherme Gonçalves Riccio – secretário de Saúde

Tem 69 anos, é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foi diretor técnico da Santa Casa de Belo Horizonte, diretor Geral do Hospital São Lucas de Belo Horizonte e do Hospital Alberto Cavalcanti (INAMPS/FHEMIG). Atuou como superintendente e diretor de Planejamento e Gestão da FHEMIG. Integrou o Comitê Técnico Cientifico do Ministério da Saúde na elaboração da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência, além de ter sido membro Conselho de Administração da Unimed – BH e conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.

– Rosemary Aparecida Benedito – secretária de Obras de Manutenção e Serviços Urbanos

Tem 59 anos, é engenheira eletricista, formada pela Universidade Federal de São João Del Rei, graduada em Matemática pela Universidade Vale do Rio Verde, pós-graduada em Estatística pela Universidade Federal de Lavras e mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Atuou como secretária municipal de Obras da Prefeitura de Congonhas nos últimos dez anos, sendo responsável pela gestão de contratos de obras e serviços de engenharia, fiscalização de obras e projetos de engenharia e arquitetura e gestão de convênios, tendo realizado a gestão do PAC Cidades Históricas – Programa de Aceleração do Crescimento, uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo IPHAN.

– Robson Silveira – coordenador de defesa civil e proteção

Natural de Nova Lima, é engenheiro civil e possui Licenciatura em Matemática. Na engenharia, tem experiência com construções e reformas residenciais. É professor de Matemática há 28 anos, em escolas estaduais, e leciona atualmente na Escola Estadual Deniz Vale, em Nova Lima. Atuou na Associação do bairro Rosário e no Clube Aurilândia durante 30 anos, como presidente e diretor, sendo o atual presidente do Conselho. Foi secretário de Obras de Manutenção e Serviços Urbanos de Nova Lima.

– Francisco Eduardo de Queiroz Cançado – secretário de Administração e  interino de Esportes

Tem 54 anos e é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Público e em Gestão de Contas Públicas, Fiscalização, Controle Interno e Externo de municípios e master coaching. Atuou como diretor-presidente da COPANOR e na Diretoria de Gestão Corporativa da COPASA-MG. Também foi secretário de Planejamento e Gestão cumulativamente com a Secretaria Municipal de Saúde, na prefeitura de Bom Despacho-MG, onde também atuou como Procurador Jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.