Foto: Divulgação/Rodrigo Quick

A Companhia de Dança Quik, completa neste mês, 21 anos de existência e prepara para o público, uma maratona on-line de apresentações e rodas de conversa. A companhia fica no Jardim Canadá e atende também o público por meio de trabalho socioeducativo.

Segundo Rodrigo Quik, bailarino e fundador da entidade, ao longo duas décadas, a ideia principalmente sempre foi atender o ser humano por meio da realização de projetos na área artística e sociocultural, tendo a dança e sua interface com outras linguagens artísticas como principal estratégia de atuação e já tem dez espetáculos criados e um histórico grande de prêmios e apresentações pelos mais diversos e importantes festivais do Brasil.

Comemoração

Para celebrar mais um ano, será disponibilizado pelo canal Youtube, ao longo do mês de setembro, três trabalhos próprios, sendo dois como estreia “De Que Somos Feitos” e “Prima-Veras”. O terceiro “De Nós Dois” que já faz parte do repertório de sucesso da companhia.

Cada trabalho será exibido por dois dias no canal. Sempre no primeiro dia, após a exibição de cada espetáculo, será feito uma “Roda de Conversa”, onde Letícia Carneiro, também bailarina e fundadora da Quik, e Rodrigo, convidarão dois profissionais renomados da área da dança, do vídeo e da psicologia para conversar com o público sobre a trajetória nestes 21 anos, reflexões sobre este momento de pandemia para o artistas, os processos de criação de cada espetáculo e a interlinguagem entre a dança e o vídeo.

“De que somos feitos” é um vídeo-dança solo de Rodrigo Quik, que aborda as relações do corpo com a natureza e como forma de estar no mundo. Um corpo em continuidade absoluta e em comunhão global com o ambiente e com os quatro elementos da natureza: terra, água. Fogo e ar.

“De nós dois” originalmente partiu da ideia de Letícia Carneiro e ainda de Rodrigo, que compartilham como casal há 30 anos a vida profissional e pessoal, em processos contínuos de arte e vida, sendo 12 anos como ex-integrantes do Grupo Corpo e 20 anos como diretores e bailarinos da Quik Cia de Dança, sempre em processos contínuos de arte e vida.

“Prima-Veras” é um espetáculo solo de Letícia Carneiro e conta com a direção da renomada coreógrafa e bailarina de São Paulo, Lu Favoreto. O espetáculo evoca o tempo das estações, relacionado aos ciclos da vida humana, reflexões sobre o envelhecer e questões tão intimas quanto universais. Prima-Veras tem como linha condutora a relação do som com o movimento, tendo um trânsito entre diferente linguagens: dança, música, voz, literatura, vídeo-arte, artes plásticas e teatro.


Mais sobre a Quik

De acordo com Letícia e Rodrigo, durante estes anos foi feito a construção “de uma metodologia de criação artística, na qual sempre valorizou os procedimentos de pesquisas sistematizadas em dança contemporânea e suas interfaces com outras linguagens artísticas”. “A Quik descobriu, nesta trajetória, que novos olhares para o mundo e diferentes possibilidades de dialogar com outras linguagens artísticas, trazem potencialidade de criação para seus espetáculos”, destacam. Com 19 anos de atuação no Jardim Canadá, o grupo atende moradores da região por meio de seu projeto sócio-artístico o “Quik Cidadania”, com aulas de dança, música, artes plásticas e grupos sócio educativo para 80 crianças e jovens.

Confira a programação


De quem somos feitos: Sábado, dia 11, às 20h- Roda de Conversa: 20h:30, e domingo, dia 12, às 17h.
Convidadas: Monica Toledo – artista audiovisual, pesquisadora do corpo e semioticista e Patrícia Wernek, bailarina, coreógrafa e professora de dança e tai chi.

De nós dois: Sábado, dia 18, às 20h- Roda de Conversa: 20h:30 e domingo, dia 19, às 17h
Convidadas: Lu Favoreto – bailarina, Coreógrafa, Educadora corporal e diretora da Cia. Oito Nova Dança – SP e Cérise Alvarenga: Doutora em Psicologia (USP) SP. Psicóloga e gestora em projetos e serviços nas áreas da Assistência Social, Educação e Cultura.

Primas-veras: Sábado, dia 18, às 20h- Roda de Conversa: 20h:30 e domingo, dia 19, às 17h.Convidadas: Lu Favoreto: bailarina, Coreógrafa, Educadora corporal e diretora da Cia. Oito Nova Dança – SP. Raquel Pires: Bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora, formada na Técnica Alexander em NY e membro do corpo docente da UFMG desde 2014. Deise Oliveira: Artista visual e vídeo artista e educadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.