Na foto o prefeito Vitor Penido ao lado da vereadora eleita Viviane Matos - Foto: Luis Dutra/Sempre Nova Lima

Ainda em isolamento devido infecção de Covid-19, o prefeito Vitor Penido (DEM) está vendo o seu governo chegar ao fim. No dia 31 de dezembro, Vitor governará Nova Lima pelo último dia e vai transmitir o cargo ao prefeito eleito João Marcelo (Cidadania), que venceu as eleições no último mês de novembro.

Siga-nos no Twitter

Penido que assumiu a cidade em situação de calamidade financeira, publicou a carta na página oficial da Prefeitura de Nova Lima. Ele voltou a citar, assim como fez nos últimos quatro anos, o estado em que assumiu o município em 2016, quando o mandato do ex-prefeito Cássio Magnani Júnior foi encerrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Preparamos para encerrar mais um mandato à frente da Prefeitura com os sentimentos de orgulho, satisfação e reconhecimento. Não é exagero afirmar que fizemos história. Prova disso é olharmos para trás e lembrarmos a situação em que Nova Lima se encontrava no passado recente: uma cidade arrasada, em grave crise financeira, sem capacidade de honrar contratos e compromissos com servidores e fornecedores. Os prédios públicos estavam sucateados e os serviços, bastante comprometidos”, afirmou.

Penido governou Nova Lima em seis ocasiões. Por vários momentos, afirmou que não disputaria mais a cadeira de prefeito, mas acabou voltando atrás, muito em função do projeto do seu grupo político, já que é uma das figuras mais importantes da política nova-limense.

“Recebemos a confiança dos nova-limenses pela sexta vez como reconhecimento de todo o trabalho feito ao longo de décadas e tínhamos absoluta convicção de que coragem, seriedade e trabalho não iriam faltar, ainda que para isso fosse preciso tomar medidas consideradas impopulares. Apesar de todas as dificuldades e algumas decisões nem sempre compreendidas, reconstruímos a cidade e fizemos Nova Lima avançar”, ainda escreveu.

Ele que enfrentou polêmicas, como a reforma administrativa, e tentou uma reforma tributária conturbada, como no caso do aumento do IPTU, comemora avanços como na saúde pública.

“Na saúde, reduzimos a fila de espera por consultas e exames eletivos, ampliamos serviços e cuidamos mais de perto das pessoas. Na educação, melhoramos a merenda escolar, corrigimos o projeto pedagógico e alcançamos 6.9, a maior nota de Nova Lima na história do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – resultado da atenção especial que demos às nossas crianças.”

Ele ainda falou sobre desenvolvimento social e da parte econômica: “No desenvolvimento social, estabelecemos critérios mais coerentes para que os benefícios fossem concedidos a quem mais precisasse e passamos a oferecer atendimento de ponta com programas que aqui não existiam. Na habitação, buscamos incansavelmente a dignidade das pessoas, com a regularização fundiária. Na área econômica, geramos oportunidades ao apoiar o comércio, a capacitação da mão de obra e as empresas que escolheram Nova Lima para se instalar.”

Leia a nota:

Certeza do dever cumprido

Preparamos para encerrar mais um mandato à frente da Prefeitura com os sentimentos de orgulho, satisfação e reconhecimento. Não é exagero afirmar que fizemos história. Prova disso é olharmos para trás e lembrarmos a situação em que Nova Lima se encontrava no passado recente: uma cidade arrasada, em grave crise financeira, sem capacidade de honrar contratos e compromissos com servidores e fornecedores. Os prédios públicos estavam sucateados e os serviços, bastante comprometidos.

Recebemos a confiança dos nova-limenses pela sexta vez como reconhecimento de todo o trabalho feito ao longo de décadas e tínhamos absoluta convicção de que coragem, seriedade e trabalho não iriam faltar, ainda que para isso fosse preciso tomar medidas consideradas impopulares. Apesar de todas as dificuldades e algumas decisões nem sempre compreendidas, reconstruímos a cidade e fizemos Nova Lima avançar.

Na saúde, reduzimos a fila de espera por consultas e exames eletivos, ampliamos serviços e cuidamos mais de perto das pessoas. Na educação, melhoramos a merenda escolar, corrigimos o projeto pedagógico e alcançamos 6.9, a maior nota de Nova Lima na história do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – resultado da atenção especial que demos às nossas crianças.

No desenvolvimento social, estabelecemos critérios mais coerentes para que os benefícios fossem concedidos a quem mais precisasse e passamos a oferecer atendimento de ponta com programas que aqui não existiam. Na habitação, buscamos incansavelmente a dignidade das pessoas, com a regularização fundiária. Na área econômica, geramos oportunidades ao apoiar o comércio, a capacitação da mão de obra e as empresas que escolheram Nova Lima para se instalar. 

Com a casa arrumada, excutamos o maior pacote de obras da nossa história, investindo em infraestrutura, construção de prédios públicos, escolas, unidades de saúde e revitalização de espaços de lazer. Os avanços alcançados também podem ser percebidos na retomada da vida cultural da cidade, na diversificação das atividades esportivas, no incremento do turismo e em tantas outras áreas – avanços que não seriam possíveis sem a dedicação e o profissionalismo dos servidores públicos.

Em todos esses anos de trabalho intenso e transparente, sabemos que nem sempre foi possível agradar. Contudo, podemos garantir que não houve um dia sequer em que os interesses da nossa cidade tenham deixado de estar em primeiro lugar. Outros desafios que surgiram – como casos de febre amarela, situação das barragens, fortes chuvas do início de 2020 e pandemia do novo coronavírus – foram enfrentados com responsabilidade e seriedade. 

Hoje a cidade está pronta para seguir colhendo todos os frutos plantados durante o governo. Por tudo isso, encerramos esse mandato com a certeza do dever cumprido. Agradecemos a Nova Lima toda a confiança. Recebam nosso muito obrigado por acreditarem que era possível fazer muito mais.

Vitor Penido,
prefeito 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.