Enquanto o mundo inteiro assiste protestos contra o racismo e o fascismo em diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil, as mulheres têm usado as redes para denunciar abusos e assédios sofridos.

As hashtags #ExposedNL e ou #ExposedNovaLima, ganhou as redes, principalmente o Twitter, onde o assunto chegou a ser o mais comentado nos últimos dias. Segundo levantamento, o assunto foi citado por mais de cem vezes nos últimos dias em todo o país. Enquanto as primeiras denúncias surgiam, novas mulheres eram encorajadas e expunham os relacionamentos abusivos.

Relato de uma jovem nova-limense no Twitter

Em Nova Lima, um perfil foi criado no Twitter e tem recebido as denúncias e postado em anonimato (ou não). A página é descrita como ajuda “para quem teve ou tem vergonha” e lembra que as vítimas “não são culpadas”.

O Ministério Público de Minas Gerais entrou na onda e usou uma postagem usando a hashtag e incentivando para que a denuncia seja feita e fortalecendo que é essencial que elas sejam formalizadas. 

Em entrevista ao G1, Portal de Notícias da Globo, a delegada da divisão especializada de investigação a violência sexual, Juliana Califf, reforçou que a denúncia não pode ficar apenas nas redes sociais e que as mesmas devem ser feitas, também, aos órgãos de polícia, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.