Luis Dutra/ Sempre Nova Lima

O Ministério da Saúde não divulga os casos de Coronavírus como deveria divulgar. Essa assertiva não é a mesma para a Prefeitura de Nova Lima, que entende que informações são de domínio público e municia os órgãos de imprensa com dados para nortear a população.

Como se já não bastasse o presidente achincalhar jornais e a mídia livre devido a pandemia, muitas pessoas encampam o discurso de que a imprensa só noticia situações relacionadas a Covid-19. Por si só, tal ação é uma forma de desencorajar os jornalistas a escreverem sobre a realidade por qual passamos. E a realidade precisa ser noticiada na sua totalidade, doa a quem doer. Esta é a função dos jornais.

Em Nova Lima, os casos confirmados subiram 23,6% em apenas quatro dias. A administração municipal afirma que o motivo para aumentar o número de casos já confirmados se dá pelos testes que foram doados pela mineradora Vale e estão sendo utilizados. De fato, ter poder de testagem faz aumentar os números. Mas, em última análise, a situação demonstra que o vírus tem circulado na cidade e que a máxima atenção é pouca nesta ocasião.

Mesmo assim, resolvemos comparar os casos suspeitos neste mesmo lapso temporal. É importante salientar que se o número de casos suspeitos explodem, dado que o vírus está circulando e que há transmissão comunitária, a probabilidade de aumentar os casos confirmados nas próximas semanas é considerável. E, se os casos confirmados sobem exponencialmente, a probabilidade de mortes também começa a subir.

Os casos confirmados subiram 7,6% também em quatro dias. Em números absolutos, são 220 casos confirmados e 1.095 casos suspeitos. Os casos descartados somam 1.276 e recuperados somam 161, os dados são do dia 6, este último sábado. Um óbito está em investigação e uma morte pela doença foi confirmada.

O problema central dentro desta situação extrema, é que a Prefeitura se viu encurralada para liberar o comércio. Agora, Nova Lima tem pessoas andando nas ruas e aglomerando em filas da Lotérica, bancos, supermercados e até mesmo em atividades físicas. E não para por aí, já que muitas pessoas têm insistido em sair de casa sem máscara. Num primeiro momento, o vírus se concentrou no bairro Villa da Serra e condomínios. Mas, não demorou muito para descer a MG-030 e começar a circular na sede da cidade.

Se falou muito em pico da doença e as previsões erraram. A curva tomou ascendência exponencial neste momento, quando a adesão ao isolamento é baixo. O resultado pode ser a determinação de “lockdown” (termo utilizado para a obrigatoriedade de se ficar em casa).

A realidade está aí e precisa ser encarada. Apedrejar a imprensa por divulgar dados, é tentar negar a existência de um problema que é maior do que o nosso querer. Os negacionistas não têm tido vida fácil em 2020.

One thought on “Com Prefeitura encurralada, casos em Nova Lima crescem e ameaçam administração municipal”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.