Foto: Luis Dutra/Jornal Sempre Nova Lima

A cidade de Nova Lima tem visto os números relacionados ao Coronavírus dispararem nos últimos dias, inclusive o caso de mortes. Um estudo feito pelo Sempre Nova Lima aponta para uma taxa de contágio maior em menos tempo.

O primeiro caso da doença foi registrado, segundo a Prefeitura de Nova Lima, no dia 18 de março. A primeira centena de casos foi registrada no dia 14 de abril (101 casos). A segunda centena (201) foi registrada no dia 5 de junho, três semanas de intervalo. Já a marca dos 305 casos foi computada em 14 de junho e de lá pra cá os números dispararam. No dia 25 deste mês eram 395 casos confirmados. Nesta terça-feira, 30 de junho, os números chegam aos 508, com uma diferença de 28,3% nos registros.

O aumento dos números, segundo o Executivo Municipal, está relacionado ao aumento na testagem da população. O órgão afirma que todos os casos notificados serão testados, porém, nesta terça, dia 30, o município tem ainda 823 casos sob investigação, além de uma morte na mesma condição sendo aguardado exames laboratoriais há cerca de um mês. Neste período, três mortes pela doença foram confirmadas. O número de investigações é menor que o da semana passada, quando foi registrado 1.166 casos neste cenário.

O número de internações é de cinco pacientes em internação clínica e seis no CTI, além de 378 pacientes entre os casos confirmados, já curados.

Comércio permanece aberto

Diversas cidades da Região Metropolitana de BH, incluindo a capital, recuaram na flexibilização das atividades econômicas, como é o caso de Contagem. Muitas cidades temem o colapso do sistema de saúde, já que municípios vizinhos não tem UTI ou não apresentam estrutura suficiente para atendimento. Diversos pacientes de Nova Lima tem sido atendidos em BH, por exemplo. A primeira morte confirmada aqui, estava internada na capital.

Foto: Vereador Wesley de Jesus discursa em evento partidário / Foto Luis Dutra/Jornal Sempre Nova Lima

O vereador Wesley de Jesus, que é braço direito do Prefeito Vitor Penido, usou as redes sociais para anunciar o prosseguimento das atividades econômicas no município. Segundo o parlamentar, as medidas visam salvar vidas e evitar o fechamento do comércio local.

Nossa prioridade no momento é a preservação da vida dos filhos de Nova Lima, para nós, a vida é assim,mais importante que a recuperação da economia. Portanto, analisando os dados da Secretaria de Saúde, e cruzando esses dados com o número de leitos disponíveis na cidade, o Prefeito nessa segunda, dia 29 de junho, decidiu por manter o comércio da cidade aberto. A situação só vai mudar em caso de aumento brusco no número de infectados nos próximos dias.

Além de anunciar a medida, o vereador frisou que os comerciantes devem redobrar os cuidados e evitar a propagação da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.