Reprodução/ Instagram

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou nesta segunda-feira, dia 11, que vai implementar a partir da próxima semana, treze barreiras sanitárias na capital mineira.

O prefeito reforçou que não quer fechar a cidade, que vai contar com força tarefa e inclusive aferir temperatura de pessoas que queiram adentrar na capital. “A partir da semana que vem, Belo Horizonte contará com 13 barreiras sanitárias. Para entrar na cidade, os ônibus e carros serão parados nas entradas de Belo Horizonte para verificação sanitária”, disse Kalil.

A Força-Tarefa está sendo elaborada com a colaboração da BHTrans, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde que vão atuar juntas nas ações. Os locais que serão montadas as barreiras não foram divulgados.

Segundo Célio Bouzada, presidente da BHTrans, a equipe do órgão passou o fim de semana visitando diversos pontos e que os pontos serão amplamente divulgo.

Passamos o fim de semana visitando os locais para que possamos fazer algo efetivo, estamos elaborando esse mapa e elaborando o croqui de cada entrada. Vamos divulgar todos os pontos, mas a avenida Civilização, de Ribeirão das Neves, é um exemplo.”, explicou Bouzada.

Já o secretário de Saúde, Jackson Pinto, falou que as barreiras vão ser implantadas quando os equipamentos infravermelhos para medicação de temperatura chegarem a cidade.

“Estamos na dependência da chegada dos termômetros infravermelhos. O início (das barreiras) será quando eles chegarem. Essas barreiras sanitárias são a maneira que temos de ver quem são os contatos de quem está doente em Belo Horizonte, medindo a temperatura, com um questionário simples. (Os técnicos) vão observar se a pessoa precisa ir a um laboratório de doença respiratória ou não”, completou.

Kalil neste final de semana cobrou do Prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), mais efetividade na fiscalização para o cumprimento das normas sanitárias estabelecidas. Uma operação de fiscalização foi montada no sábado, dia 9, e nesta segunda, dia 11, Penido alterou o artigo do decreto que autorizava a volta de bares e restaurantes. Fica proibido a venda de bebidas alcoólicas para consumo interno e clientes não podem permanecer por mais de uma hora nos estabelecimentos.

Nova Lima é ligada a BH e caso aumente os números de Covid-19 no município, autoridades temem que possamos ser atingidos pela medida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.