Foto: Instagram João Marcelo/Reprodução - Máscaras confeccionadas pelos recuperandos da Apac

A Associação de Proteção aos Condenados (Apac) de Nova Lima anunciou a entrega nesta terça-feira, dia 28, de 1.500 máscaras para pacientes em filas, trabalhadores da limpeza e transporte do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.

A confecção foi graças ao esforço de empresárias do ramo de modas que doaram o tecido para que recuperandos do Centro fizessem as máscaras e a doação fosse entregue.

A Apac surgiu através de entidades religiosas e do Dr. Mário Ottoboni, com objetivo de promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena.

Em Nova Lima, a Apac funciona a 17 anos, em Honório Bicalho, e desenvolve entre os recuperandos estudo profissional, inclusive com aulas on-line do ensino superior, além de oficinas de arte, padaria e marcenaria.

O trabalho da Apac dispõe de um método de valorização humana, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de recuperar-se, buscando em perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, o socorro às vítimas a promoção da justiça restaurativa.   

O ex-juiz e responsável pela implantação desse modelo penitenciário em Nova Lima, Dr. Juarez Morais de Azevedo, disse não estar surpreso com a ação e que mostra que acreditar no ser humano gera boas e novas ações. “Eu sempre acreditei no ser humano. A atitude dos recuperandos da Apac de Nova Lima, em doarem as máscaras para o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, só vem comprovar que eu tenho razão. A pessoa – qualquer pessoa – pode cometer um crime. Cabe ao Estado e a cada um de nós, proporcionar condições de recuperação, entenda-se, reinserção social para essa pessoa, e o resultado, na sua grande maioria, é atitude como essa”, enfatizou Juarez que ainda acredita poder contribuir para a reativação da Apac Feminina.

O vice-prefeito, João Marcelo (Cidadania) acompanhou a entrega junto do Secretário Municipal de Saúde e das doadoras do tecido. João classificou a iniciativa como brilhante. “A nossa cidade é capaz de ter mais iniciativas brilhantes como essa”.

Dr.Juarez ao lado do Dep.Federal Zé Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.