Os comerciantes tiveram que fechar as portas a partir desta segunda-feira, dia 23, por força de decretos municipal e estadual que estabelece que apenas serviços essenciais permaneçam abertos. No centro da cidade, onde há maior concentração de estabelecimentos, fluxo ficou visivelmente baixo.

Os decretos permitem apenas abertura de serviços essenciais como: supermercados, hortifruti, serviços de saúde, bancos, postos de combustíveis, farmácias e serviços de delivery. Durante a manhã, ainda era possível ver lojas que deveriam estar fechadas com as portas abertas.

Desde o última sábado, dia 21, quando passou a valer o decreto municipal, fiscais da prefeitura, guardas civis e policiais militares percorrem as ruas da cidade para orientar os comerciantes. Os que permanecerem abertos no período de validade do decreto pagarão multa e perderão o Alvará de funcionamento.

Mesmo no grupo de risco para a Covid-19, os idosos foram os muito vistos nas ruas da cidade, mesmo com a orientação de especialistas para que fiquem em casa.

Medidas para amenizar impactos financeiros

Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima (ACE), o Governo Federal através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), vai anunciar nesta segunda, dia 23, medidas para ajudar os empreendedores no período de quarentena. O Governo de Minas também anunciará medidas segundo o governador Romeu Zema (Novo).

A ACE também vai criar um catálogo (que será divulgado) com os comerciantes que trabalham com delivery como forma de alavancar as vendas. A entidade não se pronunciou sobre o impacto financeiro no município.

One thought on “Comércio fechado muda rotina no centro da cidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.