Reprodução/Hora do Povo

As barragens de Ouro Preto, conhecidas como Forquilhas I, II e III, podem atingir Nova Lima, Rio Acima e Raposos, segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano. Forquilhas I e II estão em nível 3 de alerta; já Forquilhas II em nível 2. Os níveis vão de 1 a 3 e quanto maior, pior é o risco para ruptura.

A lama atingiria dois bairros de Belo Horizonte que juntos somam 800 pessoas. Além da capital, atingiria ainda: Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Honório Bicalho (em Nova Lima), Sabará, Belo Horizonte e Santa Luzia.

O pior é atingir o Rio das Velhas, principal fonte de água para grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. ” A economia local fica arrasada. Cidades perdem produções rurais. Enfim, é uma catástrofe de proporções incalculáveis”, afirmou Marcus.

Um simulado foi feito neste último domingo, a fim de preparar os moradores de BH para um possível rompimento. “Além das 800 pessoas que moram nos dois bairros de Belo Horizonte, podemos somar como afetadas as populações de todos esses municípios. Porque, quando um ou dois bairros de cidades interioranas são afetados diretamente pela lama, o restante do município é impactado indiretamente”, concluiu o presidente.

One thought on “Barragem de Ouro Preto pode atingir Nova Lima e região”
  1. Olha gente tem que olhar as barragens tenho familia. Minha mae meu filho parentes e amigos moram nestas cidades que a barragem vai atingir .tem quer ter um jeito de acabar com isto eu moro na cidade de conselheiro lafaiete mg e v3jo tdos os dias no jornal da globo .os pessoal de barao de cocais e regiao .so deus mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.