Foto: Sempre Nova Lima – Parlamentares reunidos na Câmara de Nova Lima


O presidente da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que investiga as barragens no Brasil, o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), se reuniu com vereadores de Nova Lima, na Câmara Municipal, a pedido de Silvânio Aguiar (Solidariedade).

Eles se encontraram com moradores do distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), onde discutiram a situação do local. Além de Zé Silva, o deputado estadual Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), e os vereadores Fausto Niquini (PSD), Álvaro Azevedo (PSDB), “Boi” (Patriotas) e “Kim do Gás” (PPS), também estiveram na reunião.

Os moradores falaram sobre o medo que a população de Macacos vive e alertaram para as perdas econômicas na região, devido ao medo que a barragem tem provocado em turistas. O local é conhecido pelo forte comércio turístico e atualmente tem ficado abandonado, principalmente depois que as autoridades e a mineradora Vale evacuaram 200 moradores da região no último sábado. (Leia)

Além disso, os representantes afirmaram que não obtiveram nenhum treinamento por parte da Vale para se caso um rompimento venha acontecer e que a mina de Brumadinho foi usada como exemplo pela mineradora, em termos de segurança e de evacuação.

Nesta manhã de terça-feira, o vereador Silvânio Aguiar anunciou, ao lado do deputado Zé Silva, que um requerimento será apresentado pelo parlamentar em Brasília, a fim de exigir da Vale informações precisas sobre o estado físico da barragem da mina de Mar Azul e, também, para que  apresente o Plano de Emergência e treine os moradores.

“É com orgulho que anuncio, ao lado do deputado federal Zé Silva, que nesta terça-feira o parlamentar do nosso partido vai apresentar na Câmara um requerimento solicitando a Vale informações precisas das barragens existentes em Macacos. Zé Silva é coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que investiga barragens no Brasil. Esta foi uma demanda dos moradores de Macacos em nossa reunião, nesta última segunda. Fico feliz uma vez que estamos agregando força para evitarmos o pior”, disse o vereador em sua página oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.