Foto: Presidência da República/Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% entre janeiro e março, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quarta-feira, dia 30.

É a quinta expansão da economia seguida, desde o último trimestre de 2016, quando o país ainda estava em recessão. Naquele período, o produto havia recuado 0,9%.

Já no primeiro trimestre de 2017, o PIB cresceu 1,1%, puxado pelo “boom” de crescimento da Agropecuária, quando naquele momento se expandiu em 13%.

O crescimento de 0,4% se dá comparado com o trimestre imediatamente anterior, ou seja, no quarto trimestre de 2017, quando o país estagnou e o PIB subiu 0,2%.

Já comparado ao mesmo trimestre de 2017, ou seja, o primeiro, o crescimento do PIB dos primeiros três meses de 2018 fica em 1,2%. Na comparação com os quatro trimestres anteriores, crescimento de 1,3%.

O resultado fica na margem do divulgado pelo mercado financeiro, que esperava crescimento entre 0,1% a 0,5%. O Consumo das Famílias, principal componente do PIB, cresceu 0,5%.

A Agropecuária cresceu 1,4%, a Indústria e o setor de Serviços oscilaram 0,1%, o que mostra estagnação, o Consumo do Governo caiu 0,4% e os Investimentos subiram 0,6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.