Foto: Reprodução

O Brasil enfim confirmou a saída da recessão. Após dois anos no vermelho, a economia registrou crescimento de 1% em 2017, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, dia 1º de março. O país não registrou recessão nos últimos quatro trimestres, sendo que o maior crescimento foi no primeiro trimestre do ano passado, quando a economia cresceu 1%.

O PIB a preços correntes ficou em R$6,6 trilhões de reais. O crescimento está sustentado no avanço de 1% do consumo das famílias, que representou 63,4% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017. Porém, a grande safra do agronegócio no primeiro trimestre, quando o setor cresceu 13%, principalmente por causa das exportações, contribuiu bastante para o número final.

Em 2015 a economia brasileira registrou recessão de 3,5% e repetiu o número em 2016, somando queda de 7% em dois anos. Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, La Rocque Palis, o PIB está num patamar do primeiro semestre de 2011: “Isso considerando o valor adicionado em termos reais, já descontada a inflação”, enfatizou a pesquisadora.

O PIB per capita registrou avanço de 0,2% e alcançou R$31.587, já considerando a inflação. O PIB per capita é o PIB dividido pelo número de residentes no país.

Apesar das famílias gastarem mais, o governo encolheu seus gastos em 0,6%, já que está em ajuste fiscal devido ao mau momento das contas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.