Foto: Sempre Nova Lima

BAIXE NOSSO APP E RECEBA INFORMAÇÕES IMPORTANTE DE NOVA LIMA NA TELA DO SEU CELULAR


Um grupo de moradores de Nova Lima farão um movimento contra o “descaso” com a Banqueta do Rego Grande, na cidade nova-limense. A manifestação terá participação de Tiago Tito, vereador pelo PSD.

O movimento que se chama “SOS Banqueta do Rego Grande” vai contra a disputa entre a Prefeitura de Nova Lima e a Anglo Gold Ashanti, importante empresa mineradora da nossa cidade. A questão é: de quem é a responsabilidade pelo patrimônio histórico?

“A Banqueta do Regro Grande é velha conhecida dos nova-limenses. O córrego foi construído em 1890 pela Saint John D’el Rey Mining Company (atual AngloGold Ashanti) com o objetivo de captar água do Ribeirão dos Cristais para diversas funções: lavagem de minério, movimentação dos pilões e até bombear a água para a mina. O canal é conhecido em Nova Lima como Banqueta do Rego e corre ao longo de toda Avenida Aldo Zanini. A banqueta tem 4.676 metros de comprimento, tinha vazão de 20.000 litros por minuto e mantém até hoje o trajeto original. O córrego desembocava na Máquina, hoje Centro de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti”, afirmou o movimento em nota ao Sempre Nova Lima.

“Nós, moradores de Nova Lima, faremos uma manifestação no próximo dia 16/12, sábado, às 9h. A concentração será na praça ao lado da Escola Municipal Antonieta Dias de Souza, à altura do n° 06 da Avenida Professor Aldo Zanini, bairro Cristais. PARTICIPE!”, escreveu, também.

O Sempre Nova Lima vai cobrir a manifestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.